Uma dieta saudável exige azeite de oliva extravirgem

Há quem acredite que o azeite de oliva extravirgem não é um produto acessível ou que só deva ser utilizado para temperar saladas ou preparar pratos mais elaborados e gourmet. Errado! Graças as suas propriedades, o azeite de oliva extravirgem pode e deve ser incorporado no dia-a-dia de quem preza por uma alimentação saudável.

Azeite Hojiblanca

Extraído da azeitona, o azeite teve origem provavelmente na Ásia Menor e já era usado desde o ano 6000 antes de Cristo, não apenas na culinária. É um dos principais ingredientes da dieta mediterrânea, famosa por hábitos alimentares que reduzem o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, a região é propícia para o cultivo da oliveira, de onde são colhidas as azeitonas.

Os azeites são classificados de acordo com seu modo de produção e grau de acidez. O tipo extravirgem é extraído através de processos mecânicos, sem influência de agentes químicos e tem acidez máxima de 0,8%. Isso garante que o produto mantenha características que trazem muitos benefícios para a saúde.

Entre as maravilhas que o azeite de oliva extravirgem pode fazer por você estão o controle do colesterol, a prevenção da osteoporose, a redução do risco de doenças cardíacas e proteção da pele, graças à presença de vitamina E, ácido oleico e agentes antioxidantes.

Hojiblanca Monovarietais

Em relação ao sabor, os azeites podem ser classificados também de acordo com a fonte da extração. Os azeites monovarietais da Hojiblanca têm características específicas para cada variedade de azeitona. O Cornicabra é ligeiramente amargo, picante e sutilmente doce. O Verdial é frutado e ligeiramente picante. O Arbequina é frutado, ligeiramente amargo e picante. Por fim, o clássico azeite Hojiblanca é levemente amargo, picante com notas frescas.

Há muitas informações relacionadas ao azeite que traremos nos próximos posts. Fique de olho também em nosso Twitter para conhecer mais curiosidades sobre o azeite de oliva extravirgem!

 

4 Comments

  1. Sammy Nowick 21 de janeiro de 2016 19:55 Responder
  2. Fonseca 25 de agosto de 2016 10:57 Responder
  3. ylka 27 de dezembro de 2016 12:33 Responder

    Olá, sou de Botucatu e não encontro mais azeite monovarietal Hojiblanca para comprar aqui, onde posso encontrar?? tem alguma loja online ???

    Obrigada

    • Sandéleh Alimentos 7 de fevereiro de 2017 10:17 Responder

      Bom dia!
      O azeite Hojiblanca no momento, encontra-se indisponível. Assim que normalizar entramos em contato.
      Seguimos a disposição.

      http://www.sandelehalimentos.com.br

Deixe uma resposta